“O Zen fez nascer em mim um olhar mais detalhista, às vezes minimalista, praticar o Haicai me mantém em plena atenção, percepção de tudo, de todos, do nada...”

百竜恵






.

H A I K U

De origem japonesa, o Haiku (também conhecido como hokku, haikai ou Haicai) é uma breve composição poética, que tem raízes nas profundas relações do homem com a natureza. Esta arte obedece a uma forma estrutural de 17 sílabas ou fonemas, distribuídos em 3 versos. O fundamento filosófico do haiku possui bases budistas, conceituando que neste mundo em que estamos tudo é transitório, somos parte da natureza sujeitos e feitos de mudanças contínuas assim como as estações (outono, inverno, primavera, verão).

terça-feira, 8 de março de 2011

Manhã nublada
abro a janela e respiro.
Cheiro de mata.

Fábio Azevedo
(Hyaku Ryuu Kei)
百竜恵


3 comentários:

Gaivotadourada22 disse...

Feliz Poeta...

Feliz também eu por ter encontrado este recanto do Universo onde surgem e vivem belíssimos Haikais...
Quando conheci essa preciosidade que é o Haikai, minha alma num sobressalto os guardou no coração e partiu em busca do aprendizado... Iniciante nessa busca permita-me aprender com você!!!
São lindos teus Poemas, são íntegros teus Haikais...
Parabéns!
Abraços!

Gaivotadourada22 disse...

Por onda anda meu Mestre dos Haikais?
Desejo ainda aprender o Zen dos Poemas...
abraços!

G. HANOCH disse...

Seus haikais são maravilhosos para não dizer divinos se assim me permitir...! Ficaria muito honrado se o ilustre poeta conhecesse o meu bloguinho! Agradeço desde já e mais uma vez parabéns por tão maravilhoso site e espaço para essa milenar arte de se fazer poesia! Um grande abraço!